Confira as dicas abaixo e descubra como resolver os problemas mais comuns com cartões de memória para não ficar na mão.
Esse é um problema bastante comum, porém bem simples de resolver. Normalmente acontece com os usuários menos experientes e é acusado pela própria máquina fotográfica ao tentar salvar uma imagem.
Para resolver, basta retirar o cartão de memória e verificar a posição da chave localizada na lateral. Mova-a para cima para destravar e tente fotografar novamente. Se não resolver, mova a chave para cima a para baixo três vezes, deixando na posição ‘travado’ por 30 segundos. Depois, mova para cima e tente fotografar novamente. Se ainda assim o erro persistir, formate o cartão de memória utilizando a própria câmera – procure a opção no menu de configurações.
- Mensagem de erro ‘Cartão de Memória não pode ser usado’
Não há como saber ao certo o motivo deste problema ocorrer. Se você ver esta mensagem ao tentar fotografar, desligue a câmera e ligue-a novamente. Tome cuidado para somente reiniciar se estiver apagada a luz vermelha, indicando que o dispositivo está ocupado. Se o problema persistir, tente formatar a câmera.
- Arquivos ilegíveis ou não encontrados
Algumas vezes a câmera pode parecer estar funcionando normalmente, gravando fotos e vídeos sem problemas. Porém, ao visualizar suas gravações, aparece uma mensagem acusando que os arquivos não foram encontrados ou não podem ser lidos.
Nesses casos, é necessário baixar algum programa de recuperação de dados como o EaseUs Data Recovery Wizard. Depois de instalado, deixe-o rodar em seu cartão SD para ter seus arquivos de volta.
Se mesmo assim você não conseguir recuperar seus dados, tente levar seu cartão em uma assistência técnica especializada. Eles geralmente têm aparelhos mais poderosos que qualquer software de recuperação de dados.
- Cartão de memória com lentidão
Na verdade este pode não ser exatamente um problema. Dependendo do modelo do cartão, ele pode ter uma velocidade diferente de transferência de dados. Quanto maior a classe do cartão de memória, mais rápido ele consegue gravar os dados obtidos pelo dispositivo de captura.
Para ver qual a classe do seu SD, basta olhar o número escrito no cartão, que pode ser 2, 4, 6 ou 10. Se o tipo do cartão for UHS (Ultra High Speed), a numeração começa em 1, mas como esse tipo costuma ser bem rápido, qualquer lentidão deve ser um problema.
Se seu cartão SD está lento e for UHS ou você perceber que está mais lento que o normal, tente formatar.
Um caso extremo como esse ocorre quando o cartão de memória é submetido a temperaturas não recomendadas pelo fabricante, muito altas ou muito baixas. É comum também acontecer quando o dispositivo é molhado, o que pode causar uma falha permanente.
Se você tiver esse problema, não há como recuperar o cartão SD. Resta, então, somente tentar recuperar seus dados utilizando algum software de recuperação ou o serviço especializado, conforme citado acima.
- Computador não consegue ler o cartão de memória
Algumas vezes a câmera lê e grava os arquivos normalmente no cartão, mas, ao tentar transferir os arquivos para o computador, ele não o reconhece ou não consegue ler. Dessa vez, entretanto, é mais comum que o problema esteja no computador.
Primeiramente, tente conectar sua câmera em outra porta USB, verificando se o sistema operacional identificará e instalará os drivers normalmente. Caso o problema permaneça, tente instalar os drivers do seu aparelho manualmente, usando o CD que acompanha a câmera ou fazendo o download no site do fabricante.
Se o seu computador for antigo, é provável que o sistema não reconheça o cartão por um problema de compatibilidade, pois cartões SD grandes só são reconhecidos por computadores mais modernos. Nesse caso, tente mesmo assim proceder com a instalação manual dos drivers.
Na maioria das vezes, a última alternativa para tentar resolver problemas com o cartão de memória é formatá-lo. Se for necessário fazer esse procedimento, não esqueça de fazer um backup de todos os seus arquivos no computador, pois a formatação apagará tudo. E se você não se sentir seguro, não hesite em levar seu cartão para uma empresa especializada. Às vezes pagar pelo serviço sai barato, dependendo da quantidade e importância das fotos e imagens que você guardou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário