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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O computador não detecta redes sem fio? Encontre soluções para o problema

A rede Wi-Fi permite que computadores, tablets e smartphones conectem-se à internet sem a necessidade de fios. A "mágica", no entanto, muitas vezes é interrompida por problemas técnicos do dispositivo móvel, do modem, entre outros fatores.

Wi-Fi (Foto: Reprodução/Campus Time) 

Desabilitando o gerenciamento de energia

A maioria dos notebooks possui um botão para ativar ou desativar o adaptador sem fio, uma opção útil para preservar a duração de sua bateria. Então, se o computador não consegue detectar nenhuma rede sem fio, confira se o seu adaptador está ativo.

Além disso, o Windows 8 conta uma configuração para gerenciamento de energia na qual, por padrão, ele está habilitado a desligar seu adaptador para conservar energia. Para desabilitar esta função, nas propriedades de seu adaptador sem fio, vá até a guia “Gerenciamento de Energia” e desabilite a opção “Permitir que o computador desligue este dispositivo para conservar energia”.
 
Reiniciar o roteador

Qual o endereço IP do roteador TP-Link? (Foto: Qual o endereço IP do roteador TP-Link?)

Antes de tentar procedimentos mais trabalhosos, vale a pena testar o método de reiniciar. A solução do problema pode ser muito simples. Muitas vezes, o sinal da Internet oscila e o aparelho perde a conexão. Para resolver, basta desligar o seu roteador, aguardar 20 segundos e depois ligá-lo novamente. 
Normalmente, há um botão na parte traseira do aparelho que permite ligá-lo e desligá-lo, não sendo necessário retirá-lo da tomada.

No entanto, é bom ficar atento se não está havendo interferência do sinal. Aperelhos que emitem sinais eletromagnéticos, como televisão, microondas, celular, telefone sem fio, entre outros, podem atrapalhar.

Verificar o canal de operação de sua rede Wi-Fi

Os roteadores podem utilizar duas faixas para propagar o sinal, a de 2.4Ghz ou a de 5Ghz. É possível que seu adaptador sem fio apenas funcione com a primeira. A solução para isso é verificar qual canal seu roteador está utilizando e alterá-lo a partir de outro dispositivo que reconheça sua rede sem fio.

CanalWifi

Pode parecer complexo, mas o procedimento é acessível: para configurar o canal de operação de sua rede sem fio, acesse a página de configuração do roteador. Isso pode ser realizado através do caminho “Rede”, clicando duas vezes no ícone do seu roteador ou digitando o endereço IP dele em seu navegador.

O ícone “Rede” pode ser acessado a partir de qualquer janela do Windows Explorer (Foto: Reprodução/Joelson Santos)

Na maioria dos casos o IP é 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Se esses endereços não funcionarem você pode consultar o IP de seu roteador no campo Gateway. Para isto, primeiro, é necessário acessar Central de Rede e Compartilhamento, como mostra a imagem abaixo.

Clique com o botão direito no ícone de Redes para acessar a Central de Rede e Compartilhamento (Foto: Reproduç]ao/Joelson Santos)

Na nova janela que se abrir, você verá todos os detalhes da rede, inclusive o número do IP do roteador como exibido na figura a seguir.

Siga a sequência acima para visualizar o IP de seu roteador (Foto: Reprodução/Joelson Santos)

Depois, basta logar em seu roteador. Caso não sabia a senha de cabeça, é possível recuperá-la no Windows, em um processo bastante simples, consulte o manual que deve conter a senha padrão ou o procedimento para configurar uma nova senha.

Uma vez logado, procure pelas configurações de rede sem fio para alterar o canal. Se houver uma opção de automático, selecione-a, caso contrário experimente um canal diferente da configuração atual.
 
Mais dicas

Conexões de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Conexões de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)) 

Pode ser que você tenha muitos vizinhos que possuem Wi-Fi e, nesse caso, sua rede pode não ser uma das primeiras da lista. É possível configurar a rede sem fio de sua preferência para que o computador conecte sempre que for ligado.

Outra dica interessante é verificar se o fabricante do roteador tem drivers mais recentes para o aparelho. Softwares desatualizados podem fazer com que o equipamento deixe de funcionar em certos momentos, como depois de uma atualização de segurança do Windows, por exemplo.

Por fim, se rede estiver fora de alcance ou com sinal fraco, o ideal é conferir se a antena do seu roteador está direcionada para um espaço amplo em vez de uma parede. Veja se não haja objetos que possam bloquear o sinal, o que pode acontecer caso seu roteador fique embaixo de uma mesa ou atrás do monitor.

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