Google

sábado, 11 de agosto de 2012

Fabricante de freios desenvolve sistema que para o carro após impacto

A fabricante alemã de pneus e freios Continental está trabalhando num sistema de freios automáticos que só entra em ação depois que o carro já bateu em algum obstáculo. A ideia por trás do PCBT (sigla em inglês para Tecnologia de Freios Pós Acidente, em tradução livre) soa estranha, na verdade, explica-se pelo alto número de acidentes causados por veículos que ricocheteiam depois de bater, voltam à pista e causam novas colisões.



Segundo a fabricante, o acidente que ocorre causado por um outro acidente tende sempre a ser mais grave. Enquanto a primeira colisão pode ter sido restrita a um veículo e a danos de pequena monta, o acidente que acontece na sequência normalmente envolve vários veículos e tem um potencial de danos muito maior.

O PCBT entra em ação quando seus sensores identificam que o carro sofreu uma colisão. Eles leem sinais dos airbags e de outros sistemas de seguranças para identificarem a situação de colisão. Caso o motorista esteja incapacitado de assumir o controle do automóvel, o sistema automaticamente freia o veículo para que ele pare.

Funcionando em conjunto com as centrais eletrônicas bastante comuns em carros europeus, o PCBT mapeia o comportamento do carro para não tornar a frenagem automática mais um fator de risco. Segundo a Continental, se os pedais sofrerem pressão dos pés do condutor e ficar claro ao sistema que o motorista ainda tem controle sobre o carro, o sistema se desliga.

A tecnologia está em desenvolvimento na Alemanha e, de acordo com o blog Autopia da revista Wired, a Continental já negocia com uma grande montadora do país o lançamento do primeiro automóvel com a tecnologia de freios automáticos pós colisão.


Via Wired.


Nenhum comentário:

Postar um comentário