A fabricante alemã de pneus e freios Continental está trabalhando num
sistema de freios automáticos que só entra em ação depois que o carro já
bateu em algum obstáculo. A ideia por trás do PCBT (sigla em inglês
para Tecnologia de Freios Pós Acidente, em tradução livre) soa estranha,
na verdade, explica-se pelo alto número de acidentes causados por
veículos que ricocheteiam depois de bater, voltam à pista e causam novas
colisões.
Segundo a fabricante, o acidente que ocorre causado por um outro
acidente tende sempre a ser mais grave. Enquanto a primeira colisão pode
ter sido restrita a um veículo e a danos de pequena monta, o acidente
que acontece na sequência normalmente envolve vários veículos e tem um
potencial de danos muito maior.
O PCBT entra em ação quando seus sensores identificam que o carro
sofreu uma colisão. Eles leem sinais dos airbags e de outros sistemas de
seguranças para identificarem a situação de colisão. Caso o motorista
esteja incapacitado de assumir o controle do automóvel, o sistema
automaticamente freia o veículo para que ele pare.
Funcionando em conjunto com as centrais eletrônicas bastante comuns em
carros europeus, o PCBT mapeia o comportamento do carro para não tornar a
frenagem automática mais um fator de risco. Segundo a Continental, se
os pedais sofrerem pressão dos pés do condutor e ficar claro ao sistema
que o motorista ainda tem controle sobre o carro, o sistema se desliga.
A tecnologia está em desenvolvimento na Alemanha e, de acordo com o
blog Autopia da revista Wired, a Continental já negocia com uma grande
montadora do país o lançamento do primeiro automóvel com a tecnologia de
freios automáticos pós colisão.
Via Wired.
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